Canal 2.1

De propositura da deputada Mayara Pinheiro, Viviane Lima recebeu a medalha Ruy Araújo nesta terça (20/8)

A secretária Viviane Lima, titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), foi agraciada, na tarde desta terça-feira (20/8), com a outorga da medalha Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A propositura da homenagem foi da deputada Mayara Pinheiro (PP).

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Belarmino Lins (PP) que, na ocasião, representava o chefe da Casa. Além dele e da deputada Mayara, a mesa foi composta pela homenageada, pelo diretor da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Marcos Guerra; pelo diretor do departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal, Paulo Vieira; e pela titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Inês Simonetti, representando o Governo do Estado.

No pronunciamento que antecedeu a outorga, Mayara disse estar feliz e honrada por ser autora da propositura e destacou alguns fatos da vida da secretária, principalmente em relação à luta pela causa da pessoa com deficiência.

“Viviane traz da vida conquistas e vitórias. As filhas não a limitaram, mas trouxeram um ativismo e uma força de vontade de vencer e ser porta-voz de muitas famílias. Vejo com muita sensibilidade e verdade as ações que ela toma à frente da Seped. A causa é de todos nós”, falou a parlamentar.

A comenda foi entregue à titular da Seped pelas mãos dos deputados Belarmino e Mayara, e da secretária Inês.

Viviane agradeceu pela honraria e afirmou não fazer nada além do que já desenvolvia em prol das próprias filhas, que têm microcefalia.

“A gente faz o trabalho com tanta naturalidade que até me perguntei se realmente seria homenageada. Tudo o que faço é a minha vida. Eu estou secretária e, hoje, sou a Viviane que representa mais de um milhão de pessoas com deficiência. E, enquanto eu tiver fôlego, vou lutar para que a inclusão vire rotina”, disse a titular da Seped, em clima de forte emoção.

Condecoração – A medalha Ruy Araújo é a mais alta comenda outorgada pela Aleam a uma pessoa, como distinção por seus méritos no meio político, jurídico ou cultural e demais segmentos da sociedade amazonense. Ela foi instituída por iniciativa da então deputada Socorro Dutra Lindoso, mediante a apresentação do Projeto de Resolução Legislativa n° 01, de 13 de março de 1981.

FOTOS: Zeca Barcellos/Seped

Comentários