Canal 2.1

O governador Wilson Lima recebeu em Manaus, nesta sexta-feira (28/04), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Logo cedo, os dois participaram de um evento do Partido Social Cristão (PSC), do qual fazem parte, realizado em um hotel na zona centro-sul da capital, que também contou coma presença do presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo Pereira.

“Me sinto muito honrado em receber o governador do Rio de Janeiro aqui no Amazonas e poder mostrar as potencialidades e o nosso esforço para desenvolver o estado e melhorar a vida do nosso povo. Ele também é um defensor da Amazônia e temos um aliado”, disse Wilson Lima.

Witzel declarou apoio ao Governo do Estado na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Se não tiver a visão de que há dificuldades difíceis de serem superadas no Amazonas, se a Zona Franca de Manaus deixar de existir, nós vamos ter ainda mais dificuldades e milhares de pessoas desempregadas. Então, o estado do Rio de Janeiro certamente apoia o estado do Amazonas”, disse o governador fluminense.

Ainda sobre o apoio ao Estado, Witzel prometeu reunir a bancada federal do Rio de Janeiro, que tem 46 representantes na Câmara Federal, para sensibilizar os parlamentares da necessidade de proteger a ZFM, considerando a importante contribuição do modelo para a economia nacional.

A convite de Wilson Lima, o governador do Rio de Janeiro acompanhou a entrega que o Estado fez de 37 picapes para 25 municípios do Amazonas, na manhã desta sexta-feira. Os veículos vão auxiliar no trabalho das equipes de Saúde da Família das prefeituras do interior. A cerimônia foi realizada no pódio da Arena da Amazônia, que o Wilson Witzel fez questão de conhecer. Na saída disse que ficou impressionado com a grandiosidade da arena.

“Combinei com o governador Wilson de divulgar a arena e vou colocar nosso secretário de turismo em contato, em parceria, pra a gente trazer eventos pra cá também”, afirmou Witzel. Na ocasião, o governador da capital fluminense também destacou que, na saúde, o Rio de Janeiro também tem enfrentado problemas semelhantes, com a necessidade de mais investimentos para melhoria da rede de assistência.

Visita à Moto Honda – Lima e Witzel ainda visitaram a Moto Honda da Amazônia, uma das maiores empresas do polo de duas rodas, que emprega 6 mil trabalhadores e vai atingir a marca de 23 milhões de motos produzidas, além de quadríciculos e motores estacionários.

Depois de assistir a uma apresentação sobre as tecnologias e o processo de produção da fábrica, os governadores visitaram a linha de produção de motocicletas. “Vim para aprender um pouco sobre a Zona Franca de Manaus. Lá no Rio de Janeiro nós estamos criando também uma zona de processamento de exportação, que é no Porto Açu, uma grande área de retrocarga que vai dinamizar muito a produção industrial, tecnológica na zona norte do estado do Rio de Janeiro e noroeste do estado. É uma área que precisa muito de desenvolvimento econômico”, explicou.

Witzel destacou a união dos estados para o crescimento do país. “Não há razão para ser diferente. Nós não podemos jogar contra o Brasil. E é isso que nós temos afirmado, eu e o Wilson Lima, no Fórum de Governadores, que aquilo que é bom para o Brasil, aquilo que é bom para a população dos estados, outros estados não têm que atrapalhar. Tem que ajudar, porque o Brasil é um só”, enfatizou.

O governador Wilson Lima ainda levou o governador do Rio para conhecer a empresa Transire, fabricante de máquinas de cartão de débito e crédito e o Instituto Transire de Tecnologia, que desenvolve pesquisas em tecnologia e biotecnologia no Amazonas.

Eles visitaram o parque industrial, os laboratórios e puderam conhecer pesquisas como: o desenvolvimento de biodiesel a partir de sobras de peixe para gerar energia; produção de ração animal, também a partir de restos de peixe e novas fontes de alimentos produzidas a partir de peixes com baixo valor comercial.

O diretor-presidente do Instituto, Gilberto Novaes, agradeceu a presença dos governadores e se colocou à disposição para desenvolver projetos em parceria também com o Rio de Janeiro. “Estamos abertos a qualquer ideia e podemos contribuir muito”, disse ele.

O governador Wilson Witzel deixou o Amazonas no meio da tarde. No aeroporto, Wilson Lima agradeceu a visita e a parceria. “Nós estamos trocando experiências. E eu quero agradecer, em nome do Estado do Amazonas, pela presença e pelo apoio manifestado em defesa da Zona Franca, um patrimônio nosso”, disse Wilson Lima ao governador do Rio de Janeiro.

Fotos: Diego Peres / Secom

Comentários