Canal 2.1

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio de sua Diretoria de Saúde e do Comando de Bombeiros do Interior (CBI), realizou seu segundo mutirão de saúde, com 56 crianças e adolescentes do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) do distrito de Cacau Pirêra, situado no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).

A ação de saúde ocorreu na nesta quinta-feira (12/09), no 1° Pelotão Destacado Bombeiro Militar (PDBM) da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM). Os alunos do Proebom tiveram orientações de escovação dental e aplicação de flúor. Além da palestra, foram entregues também 56 kits de higiene oral patrocinado pela Colgate. Cada kit contém uma escova de dentes, creme dental, sabonete antibacteriano e folder com informações sobre higiene oral.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, a ação faz parte do cronograma de atividades para os alunos do programa. “O programa Bombeiro Mirim é muito além de conhecer as atividades e o dia a dia dos nossos bombeiros militares. É um compromisso com nossas crianças e adolescentes, proporcionando a eles qualidade de vida e oportunidade, tirando-os da ociosidade que os deixam suscetíveis às investidas da criminalidade”, destacou o comandante-geral.

A 2ª tenente QOSBM Aline Almeida, que é cirurgiã-dentista e especialista em ortodontia e ortopedia facial dos maxilares, ministrou palestras para os participantes do Proebom, ensinando a forma correta de escovar os dentes e de aplicação de flúor. A oficial da saúde ainda trouxe um alerta aos pais.

“Para manter a boca e os dentes saudáveis é importante fazer a consulta de avaliação odontológica de seis em seis meses, sendo um hábito de prevenção que deve ser adotado por toda família. Acabar com o mito de procurar o dentista somente quando se está com dor de dente. Assim como nas crianças, também fará um acompanhamento do crescimento dos dentes e da estrutura óssea, intervindo quando detectada alguma anormalidade, dessa forma prevenindo problemas de mal oclusão e deformidade óssea, e melhorando a estética do sorriso, a autoestima e a qualidade de vida”, explica ela.

Proebom – É um projeto social voltado para crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos de idade. O principal objetivo é contribuir na formação desses jovens utilizando como referência valores de cidadania e civismo. Um diferencial do programa são as aulas de reforço das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

As aulas são ministradas por bombeiros militares e as atividades do curso são organizadas em 12 disciplinas, com diferentes durações (anual, semestral e mensal), estabelecidas conforme a disponibilidade de efetivo e espaço físico da unidade responsável.

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Comentários